Franklinia – Pesquisa

Um dos projetos destaques do IFV, que hoje se caracteriza como seu principal foco de atuação, é o Projeto Pesquisa das Espécies Raras e Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia, aprovado no ano de 2020 e realizado em cooperação com a Universidade Federal do Sul da Bahia e o Jardim Botânico de Nova York. Com recursos provenientes da Fundação Franklinia, o projeto consolida a primeira fase de criação do Jardim Botânico de Serra Grande, posicionando-o como um centro internacional de estudos de plantas da Mata Atlântica. Em 2019, durante a elaboração do projeto, foram listadas 38 espécies que constituem o foco da pesquisa, com o intuito de reproduzi-las no viveiro.

As principais atividades vêm sendo realizadas em Ilhéus, Itacaré, Maraú, Una e Uruçuca, municípios com áreas de floresta em que se encontram muitas árvores raras e ameaçadas, o que oferece altas chances de realizar a conservação na própria localidade de origem dessas espécies, em áreas públicas protegidas e em florestas privadas.

O esforço da equipe técnica primeiramente esteve voltado para localizar as populações das árvores em campo, em seguida as matrizes foram marcadas para monitoramento. Na época correta, são realizadas as coletas dos frutos e o processamento das sementes para produção das mudas. Quando as mudas atingiram o porte recomendado, a equipe realiza a doação para projetos de reflorestamento conservacionistas

A fase final do Projeto prevê a realização de oficinas educativas com proprietários de terras, agricultores, profissionais de recursos naturais, viveiros locais e conhecedores da conservação in situ de espécies de árvores ameaçadas globalmente. O propósito destas oficinas é ampliar a conservação de remanescentes florestais e viabilizar a coleta de sementes de árvores nativas.

  • A marcação de 416 matrizes para coletas futuras de sementes/mudas monitoradas de agosto de 2020 a fevereiro de 2021.
  • A distribuição de matrizes de 26 espécies nos 5 municípios-alvo.
  • A produção de cerca de quinze mil mudas (14.926) de 12 espécies.
  • A firmação de um total de 35 contratos para doação de mudas a proprietários rurais interessados ​​em restauração e conservação florestal nos 5 municípios.
  • A doação de 13.400 mudas de 12 espécies nos 5 municípios.
  • O transplante de 410 mudas da árvore mais rara da nossa lista: Andreadoxa flava, para o viveiro.
  • A produção e divulgação de três vídeos educativos, disponíveis no canal do Instituto Floresta Viva no youtube.
  • A divulgação de material de comunicação do projeto (vídeos) com mais de 13.000 visualizações.
  • A produção e divulgação do volume 1, da cartilha educativa sobre as espécies alvo do projeto.

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes
e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.