Viveiro de Mudas

Localizado na Rodovia Serra Grande/Uruçuca, o Viveiro do Instituto Floresta Viva foi inaugurado em 2009, fruto de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. O foco inicial do viveiro era atender uma demanda de produção de mudas para um projeto de restauração no Parque Estadual Serra do Conduru. Com a infraestrutura criada, o Viveiro estabeleceu uma capacidade de produção de até 50 mil mudas de espécies florestais por ano.

As sementes utilizadas no viveiro são coletadas em sua grande maioria pela equipe técnica do IFV, que mantém uma relação próxima com produtores e proprietários de fazendas nos Municípios de Uruçuca, Itacaré, Maraú, Una e Ilhéus.  Após serem beneficiadas e germinadas, as sementes levam em torno de quatro a seis meses para se transformarem em mudas prontas para o plantio.

As sementes utilizadas no Viveiro são adquiridas de pequenos agricultores da APA Costa de Itacaré-Serra Grande. São mais de 40 famílias associadas a uma rede de árvores-matrizes (fornecedoras de sementes) identificada pelo Floresta Viva, que vivenciam na prática os benefícios de manter as florestas em pé. A equipe técnica do IFV atua não só na coleta de sementes, como também na assistência técnica desses agricultores para que eles possam produzir com qualidade as suas próprias mudas.

O Viveiro do Instituto Floresta Viva foi inaugurado em 2009, fruto de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. O foco inicial do viveiro era atender uma demanda de produção de mudas para um projeto de restauração no Parque Estadual Serra do Conduru. Com a infraestrutura criada, o Viveiro estabeleceu uma capacidade de produção de até 100 mil mudas de espécies florestais por ano.

As sementes utilizadas no viveiro são coletadas em sua grande maioria pela equipe técnica do IFV, que mantém uma relação próxima com produtores e proprietários de fazendas nos Municípios de Uruçuca, Itacaré, Una e Ilhéus. Após serem beneficiadas e germinadas, as sementes levam em torno de quatro a seis meses para se transformarem em mudas prontas para o plantio.

O Viveiro normalmente se encontra aberto para visitação do público em geral, interessado em conhecer as várias etapas de um reflorestamento: a escolha das sementes, o desenvolvimento de mudas, a manutenção necessária para o pleno crescimento das plantas. Os visitantes também contam com a possibilidade de percorrer uma ecotrilha educativa e contemplar várias espécies que habitam a Mata Atlântica, inclusive exemplares de Conduru, Pau-brasil e Pau d´arco. 

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.