Curso em parceria com a Universidade do Colorado promove debate sobre Bioeconomia Florestal e Desenvolvimento Sustentável

Durante a última semana de maio, o Instituto Floresta Viva coordenou uma semana de atividades do curso “Conservação e Desenvolvimento Sustentável nas Florestas Tropicais do Brasil”, reunindo professores e estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Amazonas  (UEAM) e Universidade do Colorado (USA). O curso promovido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) teve como foco principal a discussão sobre estratégias para promover uma bioeconomia florestal, conciliando metas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Com a participação de diversos interessados, o curso destacou a importância das florestas tropicais brasileiras: a Amazônia e a Mata Atlântica. Estes biomas desempenham papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, na preservação da biodiversidade e no sustento de milhões de pessoas que dependem diretamente dos recursos florestais.

Foram duas semanas de imersão em campo (Manaus e litoral sul da Bahia), onde os participantes puderam conhecer soluções integradas que visam evitar práticas históricas de desmatamento, incêndios e perda de biodiversidade. O foco foi ter contato com iniciativas que promovem o desenvolvimento de uma economia sustentável baseada na comercialização de produtos florestais não madeireiros, agrofloresta, ecoturismo e mercados de carbono.

Para muitos participantes, a experiência foi enriquecedora, proporcionando insights valiosos sobre as melhores práticas e lições aprendidas entre diferentes regiões, ampliando as oportunidades para parcerias colaborativas tanto dentro quanto fora do Brasil. 

O curso não apenas fortaleceu o conhecimento acadêmico dos estudantes, mas também reforçou o compromisso contínuo com a conservação das florestas tropicais, promovendo um diálogo crucial entre ciência, comunidades locais e políticas públicas.
Este evento marca mais um passo na jornada rumo a práticas sustentáveis e uma gestão ambiental consciente, destacando o papel central do conhecimento científico e da educação na construção de um futuro mais sustentável para todos.

Últimas Notícias

Estudo traça panorama da Cacauicultura no litoral do Sul da Bahia

A região sul da Bahia é conhecida por sua beleza natural, riqueza litorânea e também pela atividade cacaueira que, por mais de 200 anos

Aniversário de 20 anos do Instituto Floresta Viva é matéria da TV Santa Cruz

O Instituto Floresta Viva completou 20 anos!  Para celebrar este marco, foi realizado, na sede do Instituto, um evento de aniversário que relembrou toda

Convênio vai reflorestar áreas degradadas do Parque do Conduru

Reflorestar 30 hectares de áreas degradadas do Parque Estadual Serra do Conduru até o final de 2008, é o principal objetivo do convênio assinado,

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes
e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.