Pesquisadores visitam o Campo Cheiroso para explorar o ecossistema da Mussununga

No mês de setembro, tivemos a honra de receber Daniela Zappi, botânica, pesquisadora e professora da UNB e Nigel Taylor, especialista em Cactaceae, que atuou com horticultura no Kew Gardens e foi diretor do Jardim Botânico de Singapura, no Campo Cheiroso. 

O território é um verdadeiro tesouro da Mata Atlântica, abrigando o ecossistema único de Mussununga, ainda pouco estudado e altamente vulnerável. Essa área singular combina flora de campos de altitude, restinga e Mata Atlântica, com espécies endêmicas e ameaçadas, que tornam sua conservação fundamental.

Durante a visita, nossos convidados compartilharam seu conhecimento e identificaram semelhanças entre diversas espécies. Além de ser um importante espaço para a preservação do nosso bioma e mananciais de água, o Campo Cheiroso é um laboratório vivo para o desenvolvimento científico e educação ambiental.

Últimas Notícias

Produção de mudas do Viveiro no primeiro trimestre de 2024

Seguindo o calendário fenológico das mudas produzidas pelo IFV, no primeiro trimestre do ano realizamos coletas e beneficiamento de sementes de ingá-periquito, massaranduba, bacupari,

Educação Ambiental para crianças de Ilhéus e Itabuna no Instituto Floresta Viva

A educação ambiental desempenha um papel fundamental nas ações de conservação e restauração desenvolvidas pelo Instituto Floresta Viva. É através dela que promovemos a

Confira as produções de nosso Viveiro de Árvores Nativas

Entre as espécies produzidas no terceiro trimestre de 2024, destacaram-se o Jequitibá, Vinhático, Jacarandá-da-Bahia, Fruta-de-macaco, Roxinho e Sibipiruna.

Colabore com o Floresta Viva

Contribua para a preservação e desenvolvimento de um dos biomas mais importantes
e necessário para o Brasil e para o mundo.

Doe Sementes,
materiais e equipamentos
para nossas atividades.

Doe seu tempo.
Saiba com ser um voluntário
no Floresta Viva.

Doe Recursos.
Sua ajuda será direcionada
às necessidades prioritárias.